quinta-feira, 28 de abril de 2016

                           Cástor Cartelle            


Castor Cartelle nasceu em Galícia (Espanha) e chegou ao Brasil em 1957. Tornou–se cidadão brasileiro e foi nomeado Cidadão Honorário de Minas Gerais.                                      

Licenciado em Letras Clássicas, Filosofia Ciências Naturais, mestre em Geociências e doutor em Morfologia, vem dedicando parte significativa de sua vida ao ensino e à pesquisa paleontológica aposentou-se como professor titular na Universidade Federal de Minas Gerais e, na atualidade, é professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e curador da Coleção de Paleontologia do Museu de Ciências Naturais dessa Universidade.
     
     Além de numerosos trabalhos científicos, diversos livros e programas de divulgação cientifica de rádio e tevê, proferiu grande número de palestras e cursos relacionados com sua especialidade com universidades, congressos e colégios.
    
    Ao longo dos anos desenvolve trabalhos em defesa ao meio ambiente, como membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, do Conselho da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e da Fundação Biodiversitas, na qual foi presidente.

        
    Foi idealizador da Rota Lund, ambicioso projeto que une ciência, meio ambiente e turismo na região estudada por Peter Lund, o “ pai da paleontologia brasileira”, e que foi assumido pelo governo de Minas Gerais. 

sábado, 16 de abril de 2016

                                       Semana Literária 

                                  Colégio São Paulo 2016

                    Na semana literária do Colégio São Paulo 2016 ,trabalhamos com poetas excelentes como Manoel de Barros e um incrível escritor: Ziraldo.
                 
                   Quanto ao nosso trabalho com Ziraldo, lemos um excelente livro seu: Os Meninos Morenos. Este livro conta sobre pessoas e memórias da infância de Ziraldo.há muitos personagens divertidos e curiosos como um amigo seu, João Bobo.
                 
                   Na parte do trabalho de Manoel de Barros, fizemos apresentações com seus poemas. Eu  trabalhei sozinho com o poema "A Garça". Pessoalmente, gostei muito deste poema, que fala sobre como tanto a palavra quanto a ave são belas.

                  Também trabalhamos com o artista Lasar Segall em que misturamos suas obras com as do livro Meninos Morenos. Fiz com dois colegas meus uma mistura de sua obra "O Menino e o Lagarto"
e uma trecho do livro de Ziraldo.
                   
                  Estas são apenas as apresentações de minha turma, o sexto ano. Também há diversas outras apresentações de meus colegas das outras séries, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

                  Com todas estas apresentações excelentes, tive uma boa impressão de minha primeira Semana Literária em minha nova escola!

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Trabalho de História: Meninos Morenos x Vida real

                            Meninos Morenos (página 68)



“(...)      Mas era muito bem mandado, fazia favores pra todo mundo, limpava os quintais, buscava animais no pasto, montava os cavalos no pelo passava correndo na rua, aquele gordo enorme em cima dos cavalinhos mais desajeitados. (...)”





                                                 Fato



                   Nas férias de julho de 2014, eu e minha família viajamos para a Serra do Cipó e eu e meu pai fomos cavalgar. Durante uma parte da cavalgada, comecei a galopar, perdi o pé no estribo e caí do cavalo. Apesar de ter caído, a viagem foi muito boa.

domingo, 3 de abril de 2016

                                          Gírias

  Gírias são são palavras empregadas por grupos que têm algo em comum.
   
   
   Algumas gírias da minha época,ou seja,atualmente entre os anos de 2013 a 2016 são:
   - Véi
   -Mano 
   - Manjo
   - Boto fé
   - Suave 
   - Frago
   - Falou