sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Projeto Carta

             2 de dezembro de 2016

  Cara Mãe Terra,
Você conhece a agenda 2030?
É um projeto criado pela ONU com uma lista de metas para  ajudar você em suas condições de vida.

Vou lhe apresentar algumas metas:

Fome Zero

Redução das desigualdades

Redução de desperdícios

Perdão por todos os ferimentos que já lhe causamos. Prometo não lhe causar mais ferimentos e mal-tratos. Nunca vou fazer atitudes ruins como desperdiçar comida, jogar lixo na rua entre outras atitudes.
                                                                                                   Abraços, Lourenço
     

sábado, 21 de maio de 2016

                                    Júlio Emílio Braz

   Júlio Emílio Braz nasceu em 16 de abril de 1959, em Manhumirim, Minas Gerais. Aos cinco anos, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro. Sua carreira de escritor teve início aos vinte e um anos, quando começou a escrever roteiros de histórias de terror em quadrinho para a editore Vecchi.
   Escreveu também livros de bolso do gênero western para varias editoras do Brasil, assinados sob 39 pseudônimos diferentes, e esquetes para o programa Os Trapalhões, da Rede Globo.
   Com mais de cem livros publicados, atualmente suas obras são quase inteiramente dedicadas à crianças e adolescentes.
   Pela Scipione publicou também Cenas Urbanas, Carolina e a ostra e Um garoto consumista na roça (série Diálogo) e adaptou Pollyanna ( coleção Reencontro Infantil).

quinta-feira, 5 de maio de 2016

                                        Meninos 

                                      Da Planície

             

                                                       Sonho 3

                    
   Aur estava sentado à sombra de uma rocha projetada.Espetados em varas encaixadas nas fendas das rochas,vários crânios de animais secavam ao sol.Os ossos de cima estavam destruídos:miolos assados com ervas eram o manjar que todos da aldeia desejavam.
   Aur se sentara,de pernas cruzadas,em uma laje plana, onde colocou um crânio já seco que retirara com as varas.
   - Aur, venha!
   -Já vou!- respondeu com má cara
   Com uma machadinha na mão esquerda quebrou o osso em torno aos dentes para retirá-lo: Havia um monte deles ao seu lado:pegou um,apoiou na pedra e esmagou a raíz
                                                                 
          

                                                        Sonho 1



   A diversão dominava o rio. Um grupo de crianças brincava por lá.Podia-se ver a fumaça das fogueiras atrás.Um menino mais agitado pulou no lago.Tinha uma cicatriz na perna.Ele disse:
   -Toma,Nia!
   -Para,Aur!

                                                       Sonho 4



    Às vezes as crianças e as mulheres viajavam para o oeste.Todos gostavam.Lá podiam fazer pinturas e desenhos.Mas os meninos preferiam caçar codornas.Na véspera,Nia não conseguiu dormir.




Estes foram alguns trechos de sonhos(capítulos) do livro Meninos da Planície. o livro é muito bom e recomendo para vocês!!! : - P  

segunda-feira, 2 de maio de 2016

                                     Fique ligado!Pesquise!

www.marvel.com  
www.monica.com.br
www.devir.com.br
www.clubedamafalda.blogspot.com

quinta-feira, 28 de abril de 2016

                           Cástor Cartelle            


Castor Cartelle nasceu em Galícia (Espanha) e chegou ao Brasil em 1957. Tornou–se cidadão brasileiro e foi nomeado Cidadão Honorário de Minas Gerais.                                      

Licenciado em Letras Clássicas, Filosofia Ciências Naturais, mestre em Geociências e doutor em Morfologia, vem dedicando parte significativa de sua vida ao ensino e à pesquisa paleontológica aposentou-se como professor titular na Universidade Federal de Minas Gerais e, na atualidade, é professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e curador da Coleção de Paleontologia do Museu de Ciências Naturais dessa Universidade.
     
     Além de numerosos trabalhos científicos, diversos livros e programas de divulgação cientifica de rádio e tevê, proferiu grande número de palestras e cursos relacionados com sua especialidade com universidades, congressos e colégios.
    
    Ao longo dos anos desenvolve trabalhos em defesa ao meio ambiente, como membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, do Conselho da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e da Fundação Biodiversitas, na qual foi presidente.

        
    Foi idealizador da Rota Lund, ambicioso projeto que une ciência, meio ambiente e turismo na região estudada por Peter Lund, o “ pai da paleontologia brasileira”, e que foi assumido pelo governo de Minas Gerais. 

sábado, 16 de abril de 2016

                                       Semana Literária 

                                  Colégio São Paulo 2016

                    Na semana literária do Colégio São Paulo 2016 ,trabalhamos com poetas excelentes como Manoel de Barros e um incrível escritor: Ziraldo.
                 
                   Quanto ao nosso trabalho com Ziraldo, lemos um excelente livro seu: Os Meninos Morenos. Este livro conta sobre pessoas e memórias da infância de Ziraldo.há muitos personagens divertidos e curiosos como um amigo seu, João Bobo.
                 
                   Na parte do trabalho de Manoel de Barros, fizemos apresentações com seus poemas. Eu  trabalhei sozinho com o poema "A Garça". Pessoalmente, gostei muito deste poema, que fala sobre como tanto a palavra quanto a ave são belas.

                  Também trabalhamos com o artista Lasar Segall em que misturamos suas obras com as do livro Meninos Morenos. Fiz com dois colegas meus uma mistura de sua obra "O Menino e o Lagarto"
e uma trecho do livro de Ziraldo.
                   
                  Estas são apenas as apresentações de minha turma, o sexto ano. Também há diversas outras apresentações de meus colegas das outras séries, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

                  Com todas estas apresentações excelentes, tive uma boa impressão de minha primeira Semana Literária em minha nova escola!

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Trabalho de História: Meninos Morenos x Vida real

                            Meninos Morenos (página 68)



“(...)      Mas era muito bem mandado, fazia favores pra todo mundo, limpava os quintais, buscava animais no pasto, montava os cavalos no pelo passava correndo na rua, aquele gordo enorme em cima dos cavalinhos mais desajeitados. (...)”





                                                 Fato



                   Nas férias de julho de 2014, eu e minha família viajamos para a Serra do Cipó e eu e meu pai fomos cavalgar. Durante uma parte da cavalgada, comecei a galopar, perdi o pé no estribo e caí do cavalo. Apesar de ter caído, a viagem foi muito boa.

domingo, 3 de abril de 2016

                                          Gírias

  Gírias são são palavras empregadas por grupos que têm algo em comum.
   
   
   Algumas gírias da minha época,ou seja,atualmente entre os anos de 2013 a 2016 são:
   - Véi
   -Mano 
   - Manjo
   - Boto fé
   - Suave 
   - Frago
   - Falou

quinta-feira, 31 de março de 2016

                                         Ziraldo   


                     


             Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. saci pererê

    A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje nos deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe eMineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.

    Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Uma seqüência do filme deve ser lançada em breve!

                           Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira. Conheça mais detalhes sobre a sua biografia e visite a sua galeria de fotos!


 Fonte: www.educacional.com.br › Início › Ziraldo


Resultado de imagem para ziraldo assinatura     Assinatura de Ziraldo

       


                                  Manoel de Barros                                                                                                                                                                                                                                                                                Manoel de Barros foi um poeta e escritor que nasceu no Mato Grosso no dia dezenove de dezembro de 1916 e morreu no dia treze de novembro de 2014.  
          Seus principais livros são:"O livro sobre nada" e "O apanhador de desperdícios".
         Um de seus poemas é:"Retrato do artista quando coisa"e outro é:"Tratado geral das grandezas do ínfimo".
          "A poesia está guardada nas palavras - é tudo que eu sei". Manoel de Barros.

Resultado de imagem para manoel de barros                Resultado de imagem para manoel de barros